03/08/2020 às 21:50 Dicas

9 dicas para quem precisa agendar ou reagendar o casamento

338
4min de leitura

Com a pandemia muitos casais estão se vendo obrigados a adiar a realização do sonho do casamento ou tendo que adaptá-lo à nova realidade do COVID-19, mas muitos não sabem nem mesmo por onde começar a planejar as mudanças. Por isso listamos aqui algumas dicas que poderão ajudá-los a passar por este momento tão delicado.

1. Não pare de sonharSabemos o quanto é difícil ter que adiar algo que há tempos sonharam, planejaram e prepararam com tanto carinho e dedicação, mas não se deixem abalar e mantenham o otimismo. Repensem, ressignifiquem o momento, mas não desistam de viver o que juntos sonharam. Talvez seja mesmo necessário fazer mudanças, mas o principal, que é a celebração do amor e da união, não pode ser invalidado pelas circunstâncias. É possível que nem todos possam estar presentes, que nem todos os detalhes possam acontecer como previsto, que a festa tenha que ser adiada para a próxima bodas, mas não deixem de viver o amor em sua plenitude. O casamento é muito mais que uma celebração, é a decisão de juntos caminharem e compartilharem a vida, com suas alegrias e percalços. 

2. Separe por grupos sua Lista de Convidados

A Lista de Convidados é o primeiro item que deve ser verificado na organização ou reorganização do evento, porque dela depende todas as demais escolhas, então sejam criteriosos no seu levantamento e valorizem as pessoas que se fazem presentes em suas vidas. Depois disso, destaquem aquelas que estão dentro do grupo de risco ou que convivem com este grupo - moram com pais idosos ou avós, por exemplo, para que tenham uma ideia exata da quantidade possível dos presentes.

3. Controle a Lista de Presença

Neste momento é fundamental fazer um rígido controle da lista de presença. Certifiquem-se que todos os convidados foram contatados e tiveram presença confirmada ou não, aproveitando o contato para repassar as possíveis alterações. Além de ser um controle pra vocês, essa é uma forma do convidado se sentir importante, ainda que sua ausência seja inevitável.

No caso de reagendamento, os convidados deverão ser notificados sobre as alterações, ainda que uma nova data não tenha sido estabelecida em virtude da necessidade de negociações com a agenda dos fornecedores. Posteriormente, com a definição na nova data, um novo contato deve ser realizado.

4. Transmissão on-line

Com o levantamento da lista de presença vocês poderão considerar fazer uma transmissão on-line em tempo real do casamento. Muitos espaços e igrejas já oferecem este serviço, bem como já há muitas empresas especializadas, mas, independente do serviço ser do próprio espaço ou uma nova contratação, garantam que há no local uma boa conexão de internet, e, se necessário, contratem um link dedicado - uma internet exclusiva para seu evento, para que todos aqueles que os amam acompanhem a celebração.

5. Uma lembrança aos ausentes presentes

Além da transmissão on-line vocês também podem demonstrar seu amor àqueles que são importantes, mas estão dentro do grupo de risco e não poderão estar presentes na celebração, enviando uma lembrança cheia de amor e significados durante a transmissão: uma carta, uma foto, uma marmitinha com docinhos, certamente será para eles inesquecível.

6. Considere realizar uma celebração menor

Não dá pra cancelar um sonho, mas é possível repensar e considerar realizar uma celebração menor que valorize o amor, o encontro e talvez possa deixar uma reunião maior para mais tarde, uma vez que ainda não se tem uma definição de quando toda a população estará vacinada. Cerimônias intimistas como Mini Weddings, Elopement Weddings e até mesmo Casamentos Religiosos com efeito Civil realizados em casa já estão em alta e são excelentes opções para a atualidade.

7. Reagende seu evento

Se realmente for necessário alterar a data, verifiquem com o espaço contratado a possibilidade de oferecer três novas opções de datas, preferencialmente durante a semana ou aos domingos, para verificarem com cada fornecedor a mais adequada para todos ou, pelo menos, para a maioria deles.

8. Considere uma segunda equipe

Todos os fornecedores foram escolhidos com carinho, então, para que não seja necessário abrir mão de nenhum deles, caso não seja possível a algum deles a data reagendada, considere uma segunda equipe da mesma. Se, por exemplo, o buffet contratato não tiver disponibilidade para atendê-los na nova data, questionem à empresa a possibilidade de ser enviada ao seu evento um segundo time de funcionários que garantam a competência na prestação do serviço.

9. Como alterar planos de um grande casamento pra um menor

Caso uma boa parte de seus convidados esteja dentro do grupo de risco certamente haverá uma quebra no número de convidados, então será necessário negociar a quantidade contratada.

Conversem com o espaço contratado e tentem reverter o valor do buffet para outros itens. Se de 200 convidados, 50 confirmaram que não comparecerão ao casamento, revertam o valor de gastronomia para um upgrade na decoração ou no próprio cardápio, acrescentando outra proteína, lanche da madrugada, bolo mais luxuoso, por exemplo. Com jeitinho e negociação, tudo é possível!

Todas estas e outras dicas foram tratadas na live “O novo normal dos casamentos”, que realizei em parceria com a assessora de eventos Néia Nascimento. Caso queiram conferir a nossa conversa na íntegra, clique aqui.

Gostou das dicas? Então acompanhe as atualizações do nosso Blog e fique à vontade para compartilhar com seus amigos e nos fazer sugestões para os próximos temas.

Texto: @livi.carolina

03 Ago 2020

9 dicas para quem precisa agendar ou reagendar o casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Jul de 2023

12 dicas para escolher o que vestir em um ensaio fotográfico

21 de Out de 2020

7 dicas para fazer seu voto de casamento inesquecível

21 de Ago de 2023

10 dicas que farão diferença nas fotos do seu casamento