21/10/2020 às 17:58 Dicas

7 dicas para fazer seu voto de casamento inesquecível

270
3min de leitura

Desde que os votos de casamento deixaram de ser somente uma repetição e ganharam personalidade e espontaneidade eles se tornaram um dos pontos altos da cerimônia. Mas fazê-los pode ser um desafio aos mais reservados.

A troca de afeto, olhares, lembranças e expectativa para o futuro, tudo isso em meio à emoção já inerente à cerimônia de casamento, deixa o ambiente ainda mais cheio de amor, porém, esta expectativa pode tornar a tarefa de fazer os votos de casamento ainda mais desafiador. Então, segue aqui 7 dicas para escrever seus votos personalizados e surpreender a pessoa amada.

1. Converse com o celebrante

Antes de preparar um lindo discurso, converse antecipadamente com o celebrante que realizará seu casamento, seja ele um celebrante profissional, juiz de paz, padre, pastor ou líder de outras denominações, garanta sua permissão para realizar os votos personalizados durante a cerimônia.

Caso o casamento ocorra somente no cartório é provável que não tenha permissão para realizar os votos durante a cerimônia. Contudo, poderá reservar um tempo para fazê-los durante o almoço de comemoração, por exemplo.

2. Comece a escrevê-los com antecedência

Os dias que antecedem ao casamento podem ser bem estressantes, por isso não deixe para fazer os votos na última hora.

Reserve um tempo exclusivo em um lugar tranquilo, coloque uma música de fundo para inspirar-se (se for a de vocês, melhor ainda), respire fundo e traga à memória os sentimentos que envolveram o primeiro encontro, o primeiro beijo, os momentos marcantes que passaram juntos, das qualidades e as características que fizeram com que se apaixonasse a ponto de escolher tê-lo(a) como companheiro(a) de vida. Anote cada um deles em tópicos. Pode ser que algumas lágrimas caiam neste processo, mas serão um sinal de que estará no caminho certo.

3. Resgate as memórias

Se houver, pegue a caixa de lembranças com cartas, cartões e/ou bilhetes que trocaram ao longo do namoro e noivado e releia cada um deles. Sem dúvidas eles serão matéria-prima para um voto cheio de emoção.

4. Escreva o que vem à mente e ao coração

Depois de criar tópicos com as coisas marcantes, transforme-os em um texto com sinceridade, autenticidade e bom-humor.

Você pode começar lembrando do início do namoro e depois contando uma história marcante aos dois, mas seja breve.

Além disso, cuidado para não expor algo muito íntimo ou que possa ser constrangedor. Foque nos momentos bons e qualidades. E lembre-se: seus pais, padrinhos e convidados também ouvirão seus votos. 

5. Faça promessas reais e possíveis

Os votos de casamento servem para empenhar a palavra, firmar um compromisso com o outro diante de Deus e dos homens, portanto, ao manifestar seu comprometimento com a nova vida, agora como marido e esposa, seja sincera(o) e faça promessas reais e possíveis, com as quais verdadeiramente irá se comprometer a realizar. Por exemplo: “Vou te fazer feliz”, pode ser substituído por “vou me esforçar para te fazer feliz”.

6. Revise e leia seus votos em voz alta

Escreveu? Então leia em voz alta e, preferencialmente, em frente ao espelho quantas vezes forem necessárias até se sentir segura(o) para declarar cada palavra olhando nos olhos da pessoa amada.

E se caso você não tenha o hábito de declarar seus sentimentos ao outro espontaneamente, normalmente no dia-a-dia, ao longo deste período de espera até o altar deixe escapar de vez em quando um ‘eu te amo’, ‘estou feliz em construir uma família com você’, deixando os sentimentos se expressarem através de atitudes e palavras. Assim, no grande dia, estará mais seguro(a) para expor o que sente.

7. Escreva duas versões: completa e resumida

Caso observe que o texto ficou longo demais, você pode providenciar um Caderno de Votos, ou também chamado Livro de Votos, no qual poderá escrever a versão completa e a resumida em tópicos. Use os tópicos para se declarar no momento durante a cerimônia e a completa ficará registrada no caderno. O legal do Caderno de Votos é que será um memorial do compromisso que firmaram um com o outro no dia do casamento e poderão relê-lo em qualquer momento: nos alegres, nos difíceis e nas bodas.

Gostou das dicas? Então acompanhe as atualizações do nosso Blog e fique à vontade para compartilhar com seus amigos e nos fazer sugestões para os próximos temas.

Texto: @livi.carolina

21 Out 2020

7 dicas para fazer seu voto de casamento inesquecível

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Jul de 2023

12 dicas para escolher o que vestir em um ensaio fotográfico

03 de Ago de 2020

9 dicas para quem precisa agendar ou reagendar o casamento

21 de Ago de 2023

10 dicas que farão diferença nas fotos do seu casamento